EDITORIAL
| Por internacionalização, no seu sentido lato, entendemos o acto de tornar algo internacional, ou seja, de o passar para além das fronteiras que delimitam o nosso espaço cultural, que fixam os limites da nossa realidade socioeconómica.
Em termos empresariais é fundamental pensar na actividade como um todo ou seja, em termos de produto/marca, legislação, clientes, fornecedores, concorrentes, etc., face a uma realidade sem fronteiras que caracteriza o mundo dos nossos dias.
O porquê da necessidade da internacionalização pode ter origens várias, consoante os objectivos das empresas, como, por exemplo, o propósito de aumentar as vendas, a tentativa de estar presente em mais mercados para melhor aproveitar a capacidade produtiva instalada (com vantagens ao nível de economias de escala), a consequente diversificação do risco do negócio por esse motivo, entre outros. |
INTERFURNITURE JÁ TEM WEBSITE!
INTERFURNITURE é a identidade que o sector precisava para dar a conhecer o desempenho das empresas portuguesas nos mercados internacionais. Promover a imagem de Portugal enquanto país produtor de elevada qualidade e posicionar o produto “Made in / by Portugal” ao nível Premium são os principais objectivos do INTERFURNITURE. |
1ª. EDIÇÃO DA INTERGIFT COM BALANÇO POSITIVO PARA AS EMPRESAS PORTUGUESAS
| De 4 a 8 de Fevereiro teve lugar a 58ª edição da Feira Intergift, acontecimento profissional de carácter bianual de referência no sector do presente e uma das feiras mais sólidas e representativas do calendário internacional.
A feira contou com a participação de 1279 expositores oriundos de 21 países e teve a visita de mais de 35 mil visitantes profissionais, registando-se o maior pico de visitas no sábado com a afluência de 9839 profissionais. |
EXPORT HOME ANGOLA 2010
| Teve lugar de 24 a 27 de Junho de 2010 a 2ª edição da Export Home Angola. Mais uma vez a APIMA uniu-se à organização deste evento que este ano se realizou em simultâneo com o evento Fashion Angola.
A economia angolana tem representado elevadas taxas de crescimento ao longo dos últimos anos. O estabelecimento de um clima de paz no país, o bom desempenho do sector petrolífero, impulsionado pela alta dos preços internacionais e pelo aumento da produção, e a eficácia da estratégia de estabilização económica posta em prática pelas autoridades angolanas são as principais razões deste crescimento. |
NOVE ACÇÕES INTERNACIONAIS ATÉ AO FINAL DO ANO
| Até ao final do ano o INTERFURNITURE 2010 tem no seu plano a realização de oito acções internacionais: participação em seis feiras internacionais, e realização de duas missões, uma de prospecção e uma empresarial. França, Espanha, Itália, Roménia, Reino Unido e EUA são os países de destino destas acções.
O mês de Setembro será um mês forte para o sector do mobiliário e da decoração com a realização de seis dos oito eventos internacionais previstos até ao final do ano. |
VANTAGENS PARA OS ASSOCIADOS NA PARTICIPAÇÃO DA HÁBITAT VALENCIA
| Dando continuidade ao trabalho de parceria desenvolvido nas duas últimas décadas com a Feira de Valência, a APIMA organizará novamente este ano a participação agrupada de empresas portuguesas na feira "Habitat Valência".
Todas as empresas associadas, interessadas em integrar a participação agrupada, beneficiarão de um desconto de 25% sobre o preço base da feira fixada nos 99€/m2, ficando o custo por m2 nos 74,25€, mas terão também participação directa nos convites a clientes. |
MERCADO
| A balança comercial sectorial fechou o ano de 2009 com um volume de negócios internacional superior a 680 milhões de euros, registando uma quebra de 15% nas exportações (mais de 100 milhões de euros), face a igual período homólogo.
As importações pautaram pela mesma tendência com uma quebra na ordem dos 20% (mais de 90 milhões de euros) relativamente a 2008. |
|