PT | ENG

HOME
Missão
Projetos
Marca
Empresas
Feiras
INFORMAÇÕES
Notícias
Contactos
media
comunicados
mapa do site
pesquisa
|
|
|
política de privacidade
sugira este site
Editorial - newsletter Julho


2010.06

Por internacionalização, no seu sentido lato, entendemos o acto de tornar algo internacional, ou seja, de o passar para além das fronteiras que delimitam o nosso espaço cultural, que fixam os limites da nossa realidade socioeconómica.

Em termos empresariais é fundamental pensar na actividade como um todo ou seja, em termos de produto/marca, legislação, clientes, fornecedores, concorrentes, etc., face a uma realidade sem fronteiras que caracteriza o mundo dos nossos dias.

O porquê da necessidade da internacionalização pode ter origens várias, consoante os objectivos das empresas, como, por exemplo, o propósito de aumentar as vendas, a tentativa de estar presente em mais mercados para melhor aproveitar a capacidade produtiva instalada (com vantagens ao nível de economias de escala), a consequente diversificação do risco do negócio por esse motivo, entre outros.

No entanto, atendendo a factores como a dimensão do nosso mercado e a actual conjuntura económica nacional, com a tendência verificada de quebra da procura interna, entendemos a necessidade de olhar para o exterior.

Já de si importante em termos de decisão, entre os desafios inerentes a esta acção (a de internacionalizar), saliente-se a importância da comunicação.

É através da comunicação que as empresas tentam atingir as suas diferentes audiências, com o objectivo claro e preciso de as informar e influenciar. Entre as diferentes formas de comunicar encontramos as feiras.

Neste capítulo, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e, em particular, o INTERFURNITURE, desempenha um papel fundamental ao organizar participações colectivas nos principais certames internacionais do sector.

Esta ferramenta que é colocada ao dispor das empresas, permite não só a mera divulgação do seu produto em mercados atractivos, como, mais importante, estimula os contactos directos e pessoais com potenciais clientes, melhorando o conhecimento dos mercados em si e auxiliando no processo de aumento de eficácia de vendas futuras.

Em suma, com a intensificação da concorrência a nível global e a consequente diversificação da oferta, a questão da comunicação torna-se num elemento fulcral, com o propósito principal de nos diferenciarmos da concorrência.

Comunicar com eficiência aumenta as probabilidades de sucesso, pelo que se torna imprescindível transmitir mensagens adequadas aos diferentes públicos-alvo que se pretende atingir.